Blog

Dominando a nutrição cíclica: saiba tudo sobre alimentação cíclica

Conheça a alimentação cíclica, uma filosofia alimentar criada por Halina Almeida em seu restaurante em Florianópolis em 2022.
Conheça a alimentação cíclica, uma filosofia alimentar criada por Halina Almeida em seu restaurante em Florianópolis em 2022.

Ao longo dessa caminhada como cozinheira profissional, cursos, oficinas, cursos ministrados, empresa e tudo mais, aos poucos percebi que para me reconectar comigo de verdade a cozinha era a ponte que ligava a mim e a esse eu maior. E a Natureza que é puramente ciclica me traria todas as respostas pra uma vida mais conectada, saudável e consciente.

As mulheres na minha visão são como grandes portais para o divino! Geram a vida, as criações divinas passam pelo ser feminino, as alquimias e as magias provém de se saber mulher. E  a minha história de reconhecer a POTÊNCIA e o PODER que tenho foi exatamente assim: eu era uma mulher bem comum, tinha sonhos comuns, me formar, ter um bom emprego, comprar minha casa, casar e ter filhos! CHECK na vida se eu conseguisse tudo isso!  Só que a vida não é lá exatamente como a gente quer ou planeja não é mesmo, no meio desse “planejamento”  todo eu tive um filho, antes de me formar, antes de casar e de sequer comprar a casa própria eu ME TORNEI MÃE. E entre fraldas, brinquedos, lágrimas e medos eu fui me dando conta de que eu nada entendia do que era SER MULHER! Eu engravidei sem saber como meu ciclo menstrual funcionava, eu não entendia como um parto ocorria, ou como se amamentava. Eu não tinha conexão com a minha ciclicidade. Eu só sabia produzir e produzir e ser forte para lidar com as dores que se abatiam na minha alma por estar me forçando a seguir um caminho não natural. Cansada de lutar contra minhas próprias dores eu soltei e me deixei levar pela intuição pela primeira vez, passei a ouvir o que meu corpo falava, eu passei a entender os meus ciclos, o que significa SER MULHER, ter um útero gerador de criações não necessariamente filhos!

As mulheres têm o maravilhoso dom, de nutrir o mundo e torná-lo um lugar onde todos desejam viver. Por outro lado o meu encanto com o ato de comer surgiu olhando minhas avós cozinharem e ajudá-las a preparar os deliciosos almoços de final de semana da família. Percebo que a grande transformação ocorria toda vez que minha vó coloca aquela bela panela de feijão e rindo toda orgulhosa dizia: Feijão bom é assim com cara de chocolate!

Assista o vídeo no nosso canal no YouTube  

Mas a minha relação com a cozinha, sempre foi próxima e muito afetuosa, cheia de lembranças e aromas. Mas era permeada por alimentos industrializados, eu sabia preparar um lindo macarrão (comprado pronto) com um molho de tomate, também comprado pronto!

Com 20 anos eu me virava muito bem, fazia assados no forno, preparava um feijão(nem próximo da minha avó), sabia até fazer umas sobremesas mais elaboradas. Mas foi quando meu primeiro filho nasceu que eu realmente entendi que eu nada sabia sobre cozinhar, assim como eu percebi que nada sabia sobre ser mulher. Eu me interessava muito pela comida, mas as partes que compunham esse processo eu desconhecia, a indústria de alimentos está para “facilitar a nossa vida” SÓ QUE NÃO! Ainda que o hábito de cozinhar esteja desaparecendo de nossas vidas, principalmente para as mulheres que cansaram de dar conta de TODO o serviço doméstico, nos sentimos atraídos pelos ritmos e pelas texturas do que acontece dentro da cozinha. Cozinheiros precisam pôr a mão não apenas em teclados e telas, mas em coisas fundamentais como plantas, animais e cogumelos.
Também costumam trabalhar com os elementos primordiais, fogo e água, terra e ar, usando-os — dominando-os! Para realizar suas saborosas alquimias. E quando eu entendi que poderia transportar as mulheres para entender como essa alquimia funcionava em um prato e como essa alquimia também acontece dentro do nosso próprio corpo, eu disse: EUREKA!

Assim nasceu a Cozinha Cíclica no final de 2019, esse projeto que começou como uma vivência presencial para mulheres se nutrirem a partir dos ciclos da natureza e assim entender a sua própria ciclicidade e que ao longo da pandemia se tornou um curso online e em 2022 um restaurante.E agora chegamos a essa casa virtual para espalhar por ai as sementes da ciclicidade e da conexão com a natureza.

Como a alimentação cíclica funciona

A cozinha é como um lugar sagrado, hoje posso dizer que ela é meu altar. Quando me encontro na cozinha cíclica, reencontro minhas antepassadas e com elas realizo os mais divertidos rituais. Dentro da cozinha dou forma às minhas criações e magia colocando tudo isso dentro de um prato. Com ela aprendi a não ter medo de ser mulher e desvendei os mistérios de minha condição. Dentro dela depositei meu tempo e juntas fomos criança, adolescente, jovem mulher e mulher madura. Se temos determinados comportamentos e emoções  em cada fase do ciclo, temos que entender também que a cada momento em que nossa dança hormonal avança nosso corpo solicita mais ou menos alguns grupos de nutrientes e determinados tipos de preparos.A alimentação cíclica ajuda o corpo a transitar pelas fases do ciclo com mais facilidade. É claro que a comida que comemos é apenas uma parte de muitas influências na qualidade do nosso ciclo menstrual. Mas se pararmos para pensar, que o alimento é a base da nossa vida e saúde, alimentar-se para um ciclo saudável nos dá condições de lidar com os outros aspectos importantes da nossa vida. Dessa forma, o que então podemos comer para fornecer tudo que nosso corpo precisa para vivenciar esse processo com as melhores condições?

Os alimentos, as fases da lua e os elementos da natureza

Em cada fase do nosso ciclo convocamos um novo arquétipo, uma nova energia, um novo elementos da natureza e também alguns tipos de preparos mais específicos que facilitam nossa transição por cada etapa. Já sabemos as diferenças de lua interna e lua externa e como cada etapa funciona do nosso ciclo então usando como bússola nosso próprio ciclo menstrual a gente consegue escolher quais alimentos comprar em casa semana e também formas de prepará-los que se adaptam melhor ao nosso organismo nos ajudando a sustentar a produção hormonal natural. No método criado por mim: Alimentação Cíclica, onde reuno recursos da ayurveda, dos ciclos femininos, biodinâmicos e também da minha própria experimentação na cozinha, o principal olhar está em fazer uma sincronia do nosso ciclo com as estações do ano e os elementos da natureza, portanto temos o seguinte esquema:

Você também pode gostar dê....

1 Comment

  1. […] A alimentação cíclica considera a influência das estações do ano no nosso corpo e no acesso a determinados alimentos. Comer de forma alinhada aos ciclos naturais ajuda na digestão, melhora a absorção dos nutrientes e fortalece o organismo. Alimentos sazonais, além de mais saborosos, costumam ter menos agrotóxicos e maior valor nutricional.Para se aprofundar nesse assunto ACESSE: Tudo sobre alimentação Cílcica. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *